quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Qualidades de uma função

Hoje trabalhamos com as qualidades de uma função que são: Função Injetora, Sobrejetora, Bijetora, composta e inversa, e suas imagens.
De um modo geral podemos dizer que:
  • Função é uma relação entre duas grandezas tal que a cada valor da primeira corresponde um único valor da segunda.
  • Dados dois conjuntos A e B não-vazios, toda relação que associa cada elemento de A a um, e somente um, elemento de B é uma função de A em B.
  • Toda Função em que o domínio e o contra-domínio são subconjuntos de Reais é chamada de Função real de variável real.
  • Dada uma função y = ƒ(x), os valores de x do domínio de ƒ para os quais ƒ(x) = 0 são chamados zeros da função.
  • Funções polinomiais são funções definidas por um polinômio.
  • Função constante é toda função real em que para todo x do domínio temos a mesma imagem, ou seja, ƒ(x) = c, com c pertencendo aos reais.
  • Dada a função ƒ: A → B, chamamos de função inversa de ƒ, quando existir, a função ƒ-1: B → A que associa cada y de B a um único elemento x de A talque y = ƒ (x).
  • Os gráficos de duas funções inversas ƒ(x) e ƒ-1 (x) são sempre simétricos em relação a bissetriz dos 1º e 3º quadrantes.

Curiosidade

Ao estudar a relação entre grandezas, René Descartes (1596-1650) filósofo e matemático francês, adotou um sistema de eixos concorrentes , representando a primeira grandeza sobre um dos eixos e o segundo, sobre o outro.Dessa forma, Descartes pôde determinar as coordenadas de um ponto no plano.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Torre de Hanói

Na aula de hoje construímos uma torre de hanói, para podermos trabalhar funções com material concreto;É uma forma interessante e divertida de ensinar funções, para que os alunos percebam como surgem as equações das funções; Em minhas pesquisas descobri que também podemos trabalhar potências com a torre de hanói.





A lenda

Segundo um mito indiano, o centro do mundo está sob a cúpula do templo de Benares. Nele há uma placa de latão onde estão fixadas três agulhas de diamantes. Ao criar o mundo, Brama colocou, em uma dessas agulhas, sessenta e quatro discos de ouro puro de tamanhos diferentes, estando o maior deles junto à placa e o menor no topo. É a Torre de Brama. Segundo as imutáveis leis de Brama, os sacerdotes do templo mudam sem cessar, e cada sacerdote move apenas um disco por vez, sem nunca colocar um disco sobre outro menor. Quando os sessenta e quatros discos tiverem sido transferidos de uma agulha para outra, a torre, o templo e os sacerdotes serão transformados em pó e o mundo desaparecerá com um trovão. Para a Torre de Brama, serão necessários 18.446.744.073.709.551.615 movimentos para realizar o objetivo. Se cada disco levasse um segundo para ser transportado, seriam necessários seis bilhões de séculos para completar a tarefa. Como as estimativas para a existência de vida na terra são de poucos milhões de anos, a profecia contida no mito que deu origem ao jogo não deve preocupar nenhum mortal.
A Torre de Hanói, uma simplificação da Torre de Brama, foi criada pelo matemático francês M. Edouard Lucas. Tem as mesmas características da torre mencionada acima, com a redução de sessenta e quatro para oito discos. Atualmente ela tem sido utilizada com alunos do ensino fundamental e médio, onde ela tem três pinos e sete discos.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Noções de Funções

O conteúdo apresentado hoje na aula da Profª Carma foi Noções de Funções, achei interessante o exercíos com problemas sugeridos em sala, uma vez que a utilização de funções está presente em nosso cotidiano, como a compra na padaria, abastecimento do carro ou mesmo nos gráficos apresentados em jornais; É muito importante trazer o tema discutido para a realidade do aluno, pois a utilização dele no dia-dia fará com que o aluno se interesse mais pelo assunto.
Raízes Históricas
Por volta do séc., XVI, séc. XVII a introdução do método analítico na definição de função veio revolucionar a Matemática.
A origem da noção de função confunde-se com os primórdios do Cálculo Infinitesimal. Newton(1642-1727) aproxima-se bastante do sentido actual de função com a utilização dos termos "relatia quantias" para designar variável dependente, e "genita" para designar uma quantidade obtida a partir de outras por intermédio das quatro operações aritméticas fundamentais.
Foi Leibniz (1646 - 1716) quem primeiro usou o termo "função" em 1673 no manuscrito Latino "Methodus tangentium inversa, seu de fuctionibus". Leibniz uso o termo apenas para designar, em termos muito gerais, a dependência de uma curva de quantidades geométricas como as sub tangentes e sub normais. Introduziu igualmente a terminologia de "constante", "variável" e " parâmetro".
A palavra "função" foi adaptada na correspondência trocada entre 1694 e 1698 por Leibniz e Johann Bernoulli (1667 - 1748). Em 1718 Johann Bernoulli publicou um artigo, que viria a ter grande divulgação, contendo a sua definição de função de uma certa variável como uma quantidade que é composta de qualquer forma dessa variável e constantes.
Um retoque final nesta definição viria a ser dado em 1748 por Euler (1707 - 1783) substituindo o termo "quantidade" por "expressão analítica". Foi também Euler quem introduziu a notação f(x).
Assim o conceito de função que hoje nos parece simples é resultado de uma evolução histórica conduzindo sempre cada vez mais à abstracção, e que só no século XIX teve o seu final.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Portfólio - um novo desafio

No primeiro dia de aula, a Profª Carma apresentou a ementa da disciplina e explicou as formas de avaliação, entre os diversos tipos de avaliação apresentado estava "um tal" de Portfólio, que até então nunca tinha ouvido falar e que o mesmo valeria 50% da nota bimestral, confesso que fiquei um pouco apreensiva, mas estava disposta a me informar mais sobre o assunto.

Em minhas pesquisas eu encontrei um fluxograma que me auxiliou no esclarecimento sobre o portfólio.

Helen Barret (2006)

Curiosidades

* Antigamente, os portifólios estavam mais associados à área artística, em que as pessoas compilavam os seus trabalhos e obras para mostrar nos locais em que iriam trabalhar.

* 1998/2000 - Surgiu o portfólio como currículo profissional, ao longo da carreira.


Apresentação

Meu nome é Cristiane Thalita Gromann, mas as pessoas me conhecem pelo segundo nome (Thalita), tenho 25 anos, sou acadêmica do 3º período do curso de matemática na FIAR (Faculdades Integradas de Ariquemes); Esta é a segunda vez que tenho a oportunidade de ter a Carma Maria Martini como minha professora, a primeira foi em 2008/02 na disciplina de Prática e Instrumentalização no Ensino da Matemática I e agora com a Prática e Instrumentalização no Ensino da Matemática II.
O meu Portfólio é sobre a disciplina Prática e Instrumentalização no Ensino da Matemática II, onde vou observar e analisar o que ocorre em sala de aula, relatando de uma forma que deixe transparecer o meu ponto de vista; Pretendo também apresentar curiosidades e ou raízes históricas sobre os assuntos trabalhados em sala.
Este é o meu primeiro portfólio, estou aberta a sugestões ou críticas.