segunda-feira, 9 de março de 2009

Matemática no Mundo

Foi trabalho hoje pela Prof.ª Carma o estudo dos sinais nas funções polinomiais de 1º e 2º grau, este é um assunto muito importante dentro das funções polinomiais, onde aborda as inequações do produto, inequações do quociente e inequações do 2º grau.


Matemática no mundo


Função do 1º grau, com ou sem grilos
Muitas vezes não nos demos conta da presença da matemática em nosso cotidiano. Quem já imaginou que o cricrilar de um grilo pudesse obedecer à lei de uma função do 1º grau?
Parece um pouco estranho que as funções tenham relação direta com um fenômeno tão natural como o som produzido pelos grilos. No entanto, pesquisas de origens diversas mostram que a quantidade de cricrilares está associada a temperatura. A partir das pesquisas, essa duas grandezas foram relacionadas segundo uma função cuja lei é n = 7T-30, onde n indica o número de cricrilares por minuto e T é a temperatura em graus Celsius.
Assim, para a temperatura de 30ºC (T=30) temos:

n= 7 . 30 - 30 = 180


Logo, a 30ºC, um grilo produz seu cricrilar 180 vezes por minuto.



Antenas Parabólicas



Rádiotelescópios
Parábola não é apenas um gráfico de uma função do 2º grau. A forma de parábola aparece também em antenas, que podem ser vistas em muitas casas, prédios e sítios.A forma parabólica dessas antenas permite captar sinais fracos e dispersos, concentrando-os em único ponto, para que sejam amplificados.
As antenas parabólicas são usadas também em radiotelescópios, que têm por objetivo captar sinais de rádio provenientes do espaço e estudar o seu padrão.
Nos serviços de comunicação via satélite, as antenas parabólicas desempenham um papel imprescindível no acompanhamento dos satélites artificiais em suas órbitas e na exploração do espaço feita por radiotelescópios ( aparelhos constituídos por uma antena e um radiorreceptor).
A partir da segunda metade do século XX, com o lançamento dos primeiros satélites de telecomunicação, deu-se a um processo de integração das mais diversas regiões do mundo.
Hoje, graças às antenas parabólicas e aos satélites de comunicação, pode-se estar conectado não só a todo nosso território como a qualquer ponto do planeta, recebendo todo tipo de informação, seja noticiosa, cientifica, cultural ou esportiva, nos demais diversos idiomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário